sexta-feira, 17 de abril de 2015

IGREJA - O CAMINHO SANTO



Resumo: O presente texto tem como finalidade trazer uma conexão hermenêutica da citação da palavra “Caminho” em letra maiúscula, no livro do profeta Isaías, como o possível nome da Igreja do primeiro século relatado no Livro de Atos.

Abstract: This text aims to make a hermeneutic connection word quote "Path " in capital letters , in the book of Isaiah,  such as the possible name of the Church of the first century reported in the book of Acts.

Você já pensou que, como cristão estamos somente de “passagem”, a caminho? Isto se deve ao fato da grande esperança que Cristo nos deixou chamada: Salvação; que, através de sua morte vicária e ressurreição nos abriu um “Caminho” para a Cidade Celestial.

Então, basicamente a estrutura toda se resume da seguinte forma: Cidade atual (mundo), Caminho (Igreja) e Nova Cidade (Celestial). Será que a Bíblia descreve este “Caminho”?

Podemos começar citando o seguinte texto bíblico:

E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco (Isaías 35:8)


Veja que, neste versículo a Bíblia diz que o “o caminho se chamará o Caminho Santo”, colocado a letra “C” em maiúscula, indicando que esta palavra é um nome. Esta passagem além de dar nome ao Caminho, também diz que ele é Santo. Menciona também, que este Caminho é para seu povo, os “caminhantes”. Agora fica a pergunta: qual é a relação desse referido “Caminho” com a Igreja? Vejamos a seguir algumas coisas.


Em mateus 16:18 encontramos um versículo bem conhecido dos cristãos, onde Jesus diz a Pedro - “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”; neste caso, fica claro que Jesus edificou a Igreja sobre ele mesmo (esta pedra), isso é, a Igreja está edificada em Cristo, “lavada” por Seu Sangue e liberta do inferno, porque as portas do mesmo “não prevalecerão contra ela”. Em outras palavras, Jesus cria e estabelece um “Caminho” que, na pessoa Dele, nos tira do mundo (kosmos) e nos leva para uma outra dimensão espiritual, um lugar físico de gozo eterno.

Qual a relação então entre, o Caminho Santo, profetizado em Isaías 35:8, e a Igreja de Jesus? Cristo estabelece a Igreja em sua pessoa dizendo - “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6 – grifo nosso). 

Para continuar esta fundamentação sobra a relação da profecia que se encontra no Livro do Profeta Isaías, ainda podemos mencionar mais quatro citações que se encontram no Novo Testamento sobre a palavra “Caminho” (Hodos).

1 - Falando mal da Igreja:

Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano (Atos 19:9)


2 - Alvoroço acerca da Igreja:

Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho (Atos 19:23).


3 - Paulo perseguiu a Igreja:

Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres, (Atos 22:4).


4 - Félix conhecendo as coisas com respeito à Igreja:

Então, Félix, conhecendo mais acuradamente as coisas com respeito ao Caminho, adiou a causa, dizendo: Quando descer o comandante Lísias, tomarei inteiro conhecimento do vosso caso (Atos 24.22).


Conclusão: Fica evidente pelas citações bíblicas, e mesmo como a palavra “Caminho” é citada que, a profecia relatada em Isaías 35:8, se refere à Igreja, mantendo uma correlação hermenêutica direta em relação às citações no Livro de Atos, que se refere a Caminho como o nome da Igreja utilizado no primeiro século.



Pastor Marcos Reginaldo Caldeira
Contato: missaocentral@gmail.com

Boituva, 17 de abril de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário