quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A família em Cristo



Amor; Respeito, Valores; Deus.

Um dos maiores desafios nos dias de hoje é que a família seja uma extensão da igreja, pois consideramos a família a base da sociedade humana. A família, criação de Deus é a comunidade primária da raça humana, os séculos passam e continuam integrando-se em família onde Deus é o criador e o único com autoridade para dizer o que é, para que ela existe e como deve funcionar, (Sl 127:1) pois ela vem antes de qualquer outra instituição, em antes da cidade ou da nação (Gn 2:24)Deus por meio de Jesus Cristo se propõe a abençoar todas as famílias da terra, conforme promessa feita a Abraão (At 3:25-26).

Entende-se que não se pode ter uma família feliz e completa se Cristo não for o centro e o alicerce dos nossos lares. No entanto, o que vivenciamos hoje em dia, através dos meios de comunicação e muitas vezes bem próximos a nós é a crise nos lares, com tensões, discussões, contendas, mágoas, violência, separações e divórcios em quantidade alarmante, além da inversão de valores tradicionais e tudo isso ocorre justamente porque as ordens de Deus estão ignoradas, valorizando as palavras do homem.

A família vinculada a casa do Senhor deve ser uma meta constante, incessante (At 21:5-6), tornando –se forte, unida, não caindo em heresias (Tito 1:11), pois ela reconhece no seu pastor, aquele que cuida da sua alma, não questionando a vontade de Deus.

Daí a importância que os pais não só assumam a responsabilidade de criar os filhos, mas de encaminhá-los ao Senhor, orando por eles e com eles; educando com exemplo, ensinando-lhes palavra de Deus, levando-os a experimentar o amor de Deus na sua essência, pois o lar é a escola de formação, para a transformação do caráter a imagem de seu Filho. (Romanos 8:29-30).

Portanto a família em Cristo é mais do que vencedora !!!!!!
Junte-se a nós nessa caminhada com Cristo !!!!

Elisangela Cristina Vanicoli Rocha 
Estudante do Curso de Pedagogia, alfabetizadora e 
multiplicadora da palavra do Senhor.
evanicolirocha@yahoo.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

A Igreja e a Sociedade na Diversidade



A palavra “valor “ origina-se do latim e significa “ser digno”.

Atualmente tem havido uma inversão de valores na sociedade, a ética e  a moral cristãs vem sendo questionada e muitas vezes substituídas por princípios amorais.

“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal, que fazem da escuridão luz, e da luz escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce amargo (Isaías 05-20).

Com a pluralidade social, o multiculturalismo   a sociedade está cada vez mais diversificada, abrindo pensamentos diferentes, conduzindo a uma liberalização dos valores, constituindo um perigo no equilíbrio de uma sociedade saudável.

“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente Amem. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha a seu erro. (Romanos 1-25ª27). ”

E qual o papel da Igreja no contexto social?


A igreja tem um papel imprescindível ao homem, pois ela é transformadora. Manter o equilíbrio, garantindo a conservação e implementação dos valores éticos e morais, por apresentar sólidas convicções, pois aqueles que aceitam livremente e publicamente a Cristo, passam a viver uma vida cristã de fé profunda e convicta, demonstrando claramente o poder do Evangelho ao longo de mais de dois milênios de Cristianismo.

Deve-se, portanto, compreender que os preceitos da palavra de Deus são imutáveis, servindo para orientar os homens em todas as gerações.

“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. II Timóteo 3:16. ”


Elisangela Vanicoli Rocha
evanicolirocha@yahoo.com

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Arqueólogos em Roma descobriram as fundações de um segundo arco triunfal do imperador romano TITO

Arqueólogos em Roma descobriram as fundações de um segundo arco triunfal do imperador romano Tito, que foi pensado. O arco ficava na entrada do estádio da Roma antiga, o Circus Maximus. Membro da dinastia dos Flávios , Tito era imperador de Roma 79-81 C.E.. Mesmo que ele respondeu rapidamente com ajuda quando o Vesúvio entrou em erupção apenas dois meses em seu reinado em 79 e é creditado pela conclusão do Coliseu, em 80. Mas foi a destruição do Templo de Jerusalém, a sua vitória contra os judeus em 70 C.E., quando ele era apenas um general que fez de Tito uma das figuras mais conhecidas da história romana. Este Imperador, foi quem cumpriu a profecia que Jesus disse: "não ficará pedra sobre pedra"

quarta-feira, 3 de junho de 2015

IGREJA DE ÉFESO: DUAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES PARA A ATUALIDADE


Uma das cartas do apóstolo Paulo que tem primazia para a Igreja de Jesus Cristo é a epístola escrita para os cristãos da cidade de Éfeso - "Carta aos Efésios". Esta Igreja estava localizada na cidade de Éfeso, Ásia Menor, e sua história perpassa por três livros da Bíblia Sagrada - Atos dos Apóstolos, a carta já mencionada acima e Apocalipse, uma das sete igrejas listadas por Jesus. 

O inicio dessa Igreja se dá pela visita missionária de Paulo e o casal que o acompanhava: Priscila e Áquila, fato este registrado em Atos 18:18 em diante. Este casal após, insistir para que paulo ficasse em Éfeso, pedido não atendido pelo apostolo, recebe um pregador vindo da cidade de Alexandria, chamado Apolo; a Bíblia descreve este homem com sendo eloquente e poderoso nas Escrituras. O Interessante é que Priscila e Áquila ensina e "aprofunda" a Apolo algumas questões sobre o Evangelho.

Depois de algum tempo, Paulo volta a esta cidade e encontra uma Igreja com 12 cristãos, e pergunta: já receberam o Espirito Santo? Eles respondem: NÃO, não ainda nem sabemos que haja Espirito Santo. O que segue a seguir, é, através da imposição de mãos do apostolo, a Igreja recebendo o poder de Deus através do Batismo com o Espirito Santo. Maravilhoso, sabre que está Igreja foi inaugurada com os crentes profetizando e falando em "ínguas estranhas" no poder de Jesus Cristo.

Em síntese, esta Igreja foi formada e estruturada com Palavra (Apolo, eloquente e poderoso nas Escrituras) e com o Batismo com o Espirito Santo,

Que nossas Igrejas possam ser alicerçadas com estas duas características que a Igreja de Éfeso teve em seu inicio: Palavra e Poder pelo Espirito Santo.

Pastor Marcos Reginaldo Caldeira
E-mail: missaocentral@gmail.com

sexta-feira, 22 de maio de 2015

ENCONTRADO TÚMULO DE FELIPE - Apóstolo de Jesus

Túmulo de Felipe
Um dos Apóstolos de Jesus, chamado Felipe, viveu e esteve ao lado do Mestre aprendendo e realizando a Obra Inicial da Igreja. 

Recentemente, arqueólogos que desenvolvem um trabalho sério de escavações e catálogo de material encontrados em suas pesquisas, encontraram um túmulo que, por muitos séculos esteve soterrado e desconhecido por muitos pesquisadores.

Depois de encontrado, este túmulo foi alvo de várias pesquisas e estudos que tinham por objetivo datar  e levantar informações importantes e, portanto tentar levantar através de estudos genealógicos a quem de fato pertenceu este túmulo.

O Resultado de um longo tempo de pesquisas e comprovações foi inusitado: O Túmulo pertenceu a uns dos apóstolos de Jesus Cristo, fato este comprovados por vários estudiosos. Mais, uma vez a Bíblia está correta; para nós cristãos, este fato parece não ter muita importância, mas para aqueles que dizem que o Cristianismo primitivo é pura invenção, ai está a prova factual da existência de personagens que comprovam a a verdade Bíblia.

 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

QUAL O LOUVOR QUE ADORA A DEUS?


Ontem tivemos um culto de adoração maravilhoso, e isso me fez refletir sobre a qualidade dos louvores entoados em todos os cultos evangélicos. Qual seria o louvor que agrada a Deus?
Primeiramente, o louvor deve ser cristocêntrico, ou seja, ter a pessoa bendita de Cristo ao centro. Neste caso, o louvor é direcionado integralmente para Jesus. O oposto disso é exatamente o louvor antropo (homem) cêntrico; é o louvor que tem como foco o "homem". Exemplo clássico disso são os louvores que dizem para o homem (cristão) - "adore, adore, adore...pra receber tem que adorar". Não é interessante este caso que, diz para as pessoas adorarem, mas o própria louvor não adora a Cristo?
Lembre-se, quando escolher um louvor para adorar na Igreja, veja se este tem Jesus no centro (cristocêntrico). Percebe que ele não é "moeda" de troca; ou seja não adoramos para receber nada, adoramos a Jesus pelo o que ele é: [...] Maravilhoso conselheiro, Deus forte, pai da eternidade e príncipe da paz (Isaías 9:6).
Quer um bom motivo para adorar a Deus: "O SENHOR veio salvar-me; pelo que, tangendo eu meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na Casa do SENHOR."
Fique na Paz e tenha uma semana abençoada.
Pastor Marcos Reginaldo Caldeira

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PASTOR DEVERIA CANDIDATAR -SE A UM CARGO POLÍTICO?


Logo as eleições chegam novamente, e nossas vidas começam a ter uma nova rotina. Nossos lares são praticamente invadidos com horários eleitorais e propagandas, que na verdade não ajudam muito nas nossas escolhas. Em todos os lugares possíveis e inimagináveis começam a "barganha" por aqueles que querem, a todo custo, um montante desejável de votos e apoio. Neste caso, como fique a questão dos pastores e líderes dentro do corpo de Cristo, ou seja a: Igreja.

 A pergunta que nos vem à mente é se, o pastor pode ou não, do ponto de vista da ética pastoral, se candidatar a uma vaga para cargo político. Deve realmente um líder permanecer exercendo seu cargo eclesiástico enquanto está candidato à eleição?

Este breve texto não tem a ousadia de tentar responder a esta questão, mas simplesmente abrir esta discussão e nortear futuras ações dentro do meio evangélico. 

Alguns ainda dizem que sim - é necessário que tenhamos representantes dentro poder executivo e/ou legislador de nossa sociedade, para que não fiquemos alienados politicamente. Mas, será que realmente o pastor, enquanto exerce sua vocação deve ser predispor a um cargo político? Ou mesmo será que ele vai conseguir ficar sem envolver o fiéis (rebanho) neste tipo de escolha? Tenho receio de dizer, mas me inclino a dizer que NÃO!

Lendo o texto de um companheiro, algo voltou em minha memória: A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, aprovou que pastores titulares desejosos de exercer a política partidária, aspirando cargos eletivos, deveriam licenciar-se de suas atividades pastorais.


Esta resolução foi votada e aprovada na 25° Assembleia Geral da CGADB, realizada em janeiro de 1981, na cidade de Belo Horizonte. Ou seja, a mesma permanece em vigor até hoje, mas parecer não surtir efeito de consciência entre os ministros evangélicos da estimada convenção. Precisamos urgentemente "apelar" para nossas consciências, nutridas por fortes convicções éticas e principalmente espirituais, para que possamos nos ver livre de tamanho embaraço prejudicial.

Devemos evitar a questão da politicagem, mas sempre atentarmos para posicionamento seguro diante da politica. Devemos cumprir com nossas obrigações e, sempre exercer nossa cidadania isso é sadio e necessário. Neste caso, sempre é importante a questão do equilíbrio em nossa decisões e atitudes, principalmente quando temos a responsabilidade de influenciar outras pessoas.

"Seja a vossa equidade notória a todos. Perto está o Senhor" (Filipenses 4: 4).





segunda-feira, 27 de abril de 2015

CONHECENDO A CIDADE DE ÉFESO

No mundo antigo , Éfeso era um centro de turismo e comércio. Situado no Mar Egeu , na foz do rio Cayster. A cidade era um dos maiores portos do mundo antigo .
Três das principais estradas levavam ao porto : uma estrada ia para o leste em direção Babylon via Laodicéia , outra para o norte através de Esmirna e um terceiro caminho para o sul, ao Vale do Meandro .









sexta-feira, 17 de abril de 2015

IGREJA - O CAMINHO SANTO



Resumo: O presente texto tem como finalidade trazer uma conexão hermenêutica da citação da palavra “Caminho” em letra maiúscula, no livro do profeta Isaías, como o possível nome da Igreja do primeiro século relatado no Livro de Atos.

Abstract: This text aims to make a hermeneutic connection word quote "Path " in capital letters , in the book of Isaiah,  such as the possible name of the Church of the first century reported in the book of Acts.

Você já pensou que, como cristão estamos somente de “passagem”, a caminho? Isto se deve ao fato da grande esperança que Cristo nos deixou chamada: Salvação; que, através de sua morte vicária e ressurreição nos abriu um “Caminho” para a Cidade Celestial.

Então, basicamente a estrutura toda se resume da seguinte forma: Cidade atual (mundo), Caminho (Igreja) e Nova Cidade (Celestial). Será que a Bíblia descreve este “Caminho”?

Podemos começar citando o seguinte texto bíblico:

E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco (Isaías 35:8)


Veja que, neste versículo a Bíblia diz que o “o caminho se chamará o Caminho Santo”, colocado a letra “C” em maiúscula, indicando que esta palavra é um nome. Esta passagem além de dar nome ao Caminho, também diz que ele é Santo. Menciona também, que este Caminho é para seu povo, os “caminhantes”. Agora fica a pergunta: qual é a relação desse referido “Caminho” com a Igreja? Vejamos a seguir algumas coisas.


Em mateus 16:18 encontramos um versículo bem conhecido dos cristãos, onde Jesus diz a Pedro - “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”; neste caso, fica claro que Jesus edificou a Igreja sobre ele mesmo (esta pedra), isso é, a Igreja está edificada em Cristo, “lavada” por Seu Sangue e liberta do inferno, porque as portas do mesmo “não prevalecerão contra ela”. Em outras palavras, Jesus cria e estabelece um “Caminho” que, na pessoa Dele, nos tira do mundo (kosmos) e nos leva para uma outra dimensão espiritual, um lugar físico de gozo eterno.

Qual a relação então entre, o Caminho Santo, profetizado em Isaías 35:8, e a Igreja de Jesus? Cristo estabelece a Igreja em sua pessoa dizendo - “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6 – grifo nosso). 

Para continuar esta fundamentação sobra a relação da profecia que se encontra no Livro do Profeta Isaías, ainda podemos mencionar mais quatro citações que se encontram no Novo Testamento sobre a palavra “Caminho” (Hodos).

1 - Falando mal da Igreja:

Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano (Atos 19:9)


2 - Alvoroço acerca da Igreja:

Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho (Atos 19:23).


3 - Paulo perseguiu a Igreja:

Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres, (Atos 22:4).


4 - Félix conhecendo as coisas com respeito à Igreja:

Então, Félix, conhecendo mais acuradamente as coisas com respeito ao Caminho, adiou a causa, dizendo: Quando descer o comandante Lísias, tomarei inteiro conhecimento do vosso caso (Atos 24.22).


Conclusão: Fica evidente pelas citações bíblicas, e mesmo como a palavra “Caminho” é citada que, a profecia relatada em Isaías 35:8, se refere à Igreja, mantendo uma correlação hermenêutica direta em relação às citações no Livro de Atos, que se refere a Caminho como o nome da Igreja utilizado no primeiro século.



Pastor Marcos Reginaldo Caldeira
Contato: missaocentral@gmail.com

Boituva, 17 de abril de 2015.